A prática do jogo do pau português enquanto arte marcial, é mais do que uma experiência ou um hobbie, é um estilo de vida, um compromisso que visa o melhoramento pessoal tanto em termos físicos, sociais e mentais. É a busca incessante de auto conhecimento e aperfeiçoamento pessoal.
Muitos desportos e artes marciais apresentam-se como o exercício físico perfeito, a ligação entre o mundo espiritual e o mundo terreno, em especial nas artes marciais e outras modalidades vindas do oriente em que conceitos religiosos / místicos se misturam com actividade física e artes marciais. Não fazemos isso no Jogo do Pau
Ricardo Moura
O Jogo do Pau como Arte Marcial, Desporto de Competição e Desenvolvimento Pessoal
A Arte Marcial Portuguesa e Europeia que se mantêm viva desde a sua origem.
O Jogo do Pau Português enquanto arte marcial europeia baseia-se no estudo e esforço de auto melhoramento baseado na prática, no teste, no refazer e alterar métodos e técnicas até atingir a eficácia.
Esta abordagem cientifica que remonta à sua origem medieval resulta de uma abordagem prática da busca do movimento mais simples, mais rápido e de menor esforço, uma estratégia aplicada e testada em combate que proteja a vida do praticante nas situações de guerra ou defesa pessoa.
Esta nossa Arte Marcial, uma das mais antigas Artes Marciais Históricas Europeias e umas das poucas que não necessitou de ser recuperada a partir de manuais, destaca-se por se ter mantida viva e em uso corrente até final do séc. XIX, passada de mestre para aluno e testada na rua, em combate real. O sistema de Defesa Pessoal e ajuste de contas por excelente de um Portugal rural e subdesenvolvido.
O Jogo do Pau Tradicional com conceitos modernos
Hoje, como ontem, o jogador do pau português, tem de estar em forma física capaz de executar os seus movimentos técnicos (defesas e ataques), no tempo certo e com uma movimentação instantânea e natural, aproximando-se e afastando-se do seu adversário rapidamente e aproveitando as suas rotações para se defender ou atingir o adversário.
Tem de manter altos níveis de concentração para poder reagir no momento com a melhor técnica e a sua execução perfeita.
Tem de ser um estudioso de si mesmo e dos seus pares, antevendo as reacções e acções dos demais para se poder colocar e optimizar os resultados de um confronto.
O jogo do Pau como Desporto e Competição
Hoje para conseguirmos atingir e talvez ultrapassar a performance e eficácia de outros tempos usamos todas as ferramentas modernas possíveis e ao nosso dispor. A Competição, o Treino Marcial, o Treino de alta performance, filmagens, conferencias, estudos científicos, são ferramentas à disposição de cada atleta e professor.
A introdução de competição como parte do Jogo do Pau, apesar de controversa, é uma das ferramentas mais interessantes de desenvolvimento da modalidade e dos atletas. Não sendo um confronto real sem regras, será sempre uma aproximação ao mesmo, as suas regras devem promover ao máximo as situações que se aproximem da realidade de modo a que a competição seja um treino para os atletas.
No Jogo do Pau Cascais, promovemos a competição mas sempre como treino, não nos interessa quem tem a medalha, quem marcou mais pontos. Não temos planos de criar uma competição que viva como objectivo só por si. Para nós o objectivo é fazer Jogadores completos.
Como efeito secundário do espírito competitivo introduzido no Jogo do Pau, descobrimos o espírito de equipa. Algo que tradicionalmente não existia como o reconhecemos hoje (existiam tradicionalmente bairrismos e era frequente o confronto entre aldeias ou regiões) mas a procura de melhoramento e cooperação entre atletas é uma visão moderna do Jogo do Pau, uma melhoria no nosso entender.
No Jogo do Pau Cascais, cada membro, cada atleta têm ser um entre muitos que correm no mesmo sentido, porque só através do apoio, aprendizagem e desenvolvimento do grupo, podemos impulsionar a velocidade e qualidade no nosso desenvolvimento.
Vantagens físicas da prática do Jogo do Pau
Alguns dirão que somos ambiciosos nestes objectivos. Mas só o dizem porque ainda não experimentaram.
Cardio e Perda de Peso
Os problemas de excesso de peso, a resistência e a capacidade de nos mantermos activos são por demais conhecidos, bem como os problemas de saúde que podem advir da falta de atenção com estes aspectos.
Coordenação motora
Na prática do jogo do pau a nossa movimentação é constante para manter a distancia relativamente aos adversários, efectuar defesas e ataques. O controlo do nosso corpo e movimento é um exercício de melhoramento e aprendizagem constantes.
Flexibilidade e estrutura muscular esquelética.
Na prática do Jogo do Pau, a postura correcta e vertical a capacidade de movimentação em equilíbrio rápida e em descontracção, o reforço muscular em articulações e em grupos musculares de postura, bem como a utilização de grupos de músculos em movimentos reais e coordenados para trabalhar todos ao mesmo tempo são essenciais para o treino de eficácia e como tal, são fundamentais ao nosso treino.
Melhor visão, acuidade visual e reflexos.
O atleta de Jogo do pau tem durante o seu treino um conjunto que exercícios de visão constante, os olhos e a cabeça, são essenciais, para medição distancias entre atletas e relativamente às armas dos adversários.
Não só a visão é exercitada regularmente melhorando o bem estar mas também os reflexos são melhorados através da prática regular do Jogo do Pau.
Vantagens psicológicas e sociais prática do Jogo do Pau
Atenção, Concentração e Foco
O saber definir prioridades, tarefas, objectivos intermédios focados num objectivo maior, saber usar a memória, são atitudes e processos de aprendizagem muitas vezes atribuídas ao treino das artes marciais e a prática do Jogo do Pau não é excepção neste caso.
Confiança e Auto-conhecimento
(mais informação em Breve)
Disciplina e Autocontrole
Muitas vezes associadas à pratica de artes marciais, são 2 características cada vez mais procuradas no mercado do trabalho, essenciais para profissões que exijam capacidade de tomar decisões ou lidar com situações de Stress elevado. Qualidades necessárias e importantes para uma vida saudável em sociedade, e que dificilmente se mudam ou adquirem de um dia para o outro.
Trabalho em equipa
(mais informação em Breve)
Alivio de stress
(mais informação em Breve)
Comentários recentes