O Grupo de Jogo do Pau de Cascais com a designação social ESGRIMLUSA – Associação Esgrima Lusitana Cascais – Jogo do Pau, tem como objectivo a divulgação e ensino de Varapau e Bastão de Combate e Defesa Pessoal na região de Cascais.

Esta modalidade que faz parte da tua historia da tua cultura, da tua identidade enquanto Português, tem-se transformado e adaptado aos interesses de cada escola e praticantes, sendo neste momento abrangente o suficiente para ser considerada como um desporto moderno desenvolvendo-se nos campos de:

. Desporto de competição, com regras, classificações e rankings;
. Desporto de Manutenção de forma física;
. Arte marcial tradicional, incluída no ramo das Artes Marciais históricas Europeias (HEMA);
. Uma modalidade de representação e espectáculo;

Treino de Jogo do pau em Cascais

Aqui praticamos a Arte Marcial Tradicional Portuguesa, o sistema de defesa pessoal por excelência, na sua vertente tradicional o Varapau bem como na componente mais actual e com maior aplicabilidade em termos de defesa pessoal nos dias que correm, o Bastão de Combate e Defesa Pessoal.

Em Cascais o treino que desenvolvemos visa sempre o confronto real, a aplicação prática do que é a raiz de uma técnica pura de defesa pessoal, incluímos no entanto as restantes vertentes indicadas em cima não por si só, mas como um conjunto de valores e saberes que complementam o nosso treino e desenvolvimento.

Queremos ser eficazes, e para isso temos de testar as nossas capacidades contra o nosso adversário seja ele de que técnica for, tenha o tamanho ou a velocidade que conseguir… E contra nós mesmos, que em ultima analise será o nosso adversário mais forte, e é este que temos de superar fisicamente, tecnicamente e mentalmente…

História da nossa Associação de Jogo do Pau

A nossa Associação constituiu-se com associação sem fins lucrativos com a designação “ESGRIMLUSA – Associação Esgrima Lusitana Cascais | Jogo do Pau” a 6 de Junho de 2017, sendo que já desenvolvia as suas actividade a título não oficial desde 2013, realizando de treinos regulares e participando em actividades e demonstrações locais.

A primeira classe de treino regular começou nas Instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche em Setembro de 2013, e realizava-se 2 vezes por semana das 7 às 8 da manhã, orientadas pelo Professor Ricardo Moura.

Em 2014, o grupo passou as suas aulas para o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da CHESOL, onde começou com apenas uma classe com treino duas vezes por semana agora em horário pós laboral, orientadas pelo Professor Ricardo Moura, e que veio a apoiar o crescimento do Jogo do pau em Cascais, ao longo de vários anos.

Em 2017, mais especificamente em Fevereiro deste ano, além da classe de adultos iniciou-se também o projecto da classe de crianças com mais de 5 anos, com um treino semanal ao sábado de manhã e que ficou com a designação da “Classe dos puxadores“, uma referencia ao nome que se dava aos jogadores do Norte no séc. XIX/ inicio do séc. XX. Esta classe era orientada pelo Professor Ricardo Moura, com o apoio do monitor António Garcia.

Mais tarde neste ano foram criados mais dois horários, uma horário de parte da manhã para adultos e uma classe de Jovens (+11 anos) em que podem participar também os respectivos pais, designada por “Classe de Varredores” (referência ao nome dado aos jogadores afamados que se deslocavam às feiras e romarias para desafiarem outros, já no sec. XX), ambas as classe são orientada pelo monitor António Garcia.

Em Abril de 2017, a Associação ganhou o seu primeiro titulo (a medalha de ouro), pela mão do atleta Pedro Brito, na primeira edição do World All Styles Championship que incluía a modalidade de Jogo do Pau.

Em Março de 2018, voltamos ao World All Styles Championship na modalidade de Jogo do Pau e arrecadamos a 3 medalhas em jogo, pelas mãos dos atletas Frederico Martins, Pedro Brito e Élio Lopes.

Em 2018 além de sermos responsáveis pelo fornecimento de todo o equipamente de treino, incluindo vara e protecções, já estamos também com a responsabilidade da organização de todos os eventos da Esgrima Lusitana, com 2 eventos anuais:

  • Military Museum Challenge uma competição de Bastão Realizada no Museu Militar de Lisboa com 7 edições e que chegou atingiu a participação de 72 atletas de todas as idades.
  • Torneio de Jogo do Pau de Tomar apoiando a Associação Thomar Honoris na realização deste evento.

Incluímos o núcleo da Escola de Santo Condestável dentro da Nossa Associação como núcleo independente de desenvolvimento técnico sob a direcção do Mestre Nuno Russo e como todas as especificações que regulamentos que permitiam incluir como sócios colectivos todos os clubes que praticavam o Jogo do Pau com a técnica da Esgrima Lusitana. Infelizmente não chegou a ter qualquer efeito prático, vindo a terminar mais tarde.

Em 18 de Maio de 2019 participámos no Encontro Nacional de Jogo do Pau de Fafe, juntamente com mais 13 Clubes de Jogo do Pau Nacionais e Estrangeiros. Estivemos como representantes da Esgrima Lusitana, sendo que 8 dos 9 atletas presentes eram da nossa Associação de Cascais.

Equipa Esgrima Lusitana Presente no 9º Encontro de Jogo do Pau de Fafe
Da Esquerda para a Direita em Cima: Pedro Brito (Cascais), Nelson Neto (Almada), Ricardo Moura (Cascais), Jessica Gomes (Cascais), Frederico Martins (Cascais/ Lisboa);
Da Esquerda para a Direita em baixo: José Ribeiro (Cascais), Paulo Lopes(Cascais), Luís Costa (Cascais)

Em Setembro 2019, a Associação deixou de estar vinculada à técnica da Esgrima Lusitana, por sugestão do próprio Mestre Nuno Russo, a mudança foi votada e aprovada em Assembleia Geral sem votos contra, aceitámos este novo desafio de nos lançarmos pelo nosso próprio caminho, como sempre encarámos todos os desafios, cheios de força e sem hesitações.

Nasceu o Jogo do Pau de Cascais – STAFFFIGHTERS

Logotipo do Grupo de Jogo do Pau de Cascais

Com 3 locais de treino na região de Cascais e Sintra e 3 Instrutores, esta nova aventura veio apoiada no trabalho e solidariedade dos seus membros, na qualidade do trabalho já desenvolvido e na vontade de continuar o trabalho de aprendizagem e desenvolvimento da arte marcial Portuguesa o Jogo do Pau.

Em 2019 a Associação promove e apoia o treino em 3 Locais:

  • Grupo Desportivo Recreativo e Cultural da CHESOL
    (Professor Ricardo Moura e Instrutor António Garcia)
  • Escola Básica Alfredo da Silva no Bairro da Tabaqueira em Sintra
    (Instrutor António Garcia)
  • Bombeiros de Carcavelos em parceria com a Associação Soma Não Zero
    (Monitor Luis Costa)

A designação de Jogo do Pau Cascais, mantêm-se como a referencia de ensino e desenvolvimento do Jogo do Pau na Região de Cascais e não só, e a designação Stafffighters – Martial Arts vem incluir todos os projectos internacionais em que estamos envolvidos, incluindo a produção e fornecimento de Equipamento para a Prática de Jogo do Pau.

Em 2021, após um período marcado pela Pandemia Covid 19, que nos levou a treinar em espaço abertos durante 2 anos e cancelou todos os encontros e competições, mantivemos a nossa actividade com um crescimento do número de alunos, celebrando uma nova parceira com a Associação Murtalense, onde centrámos todas as turmas que tínhamos em funcionamento (jovens e adultos) e onde realizámos a nossa primeira cerimónia de atribuição de graduações no dia 5/12/2021, superando todas as contrariedades e saindo mais fortes.

Desde 2013 o grupo de Cascais tem-se feito representar em praticamente todos os encontros, competições e campeonatos realizados na modalidade de Jogo do Pau, sempre com atletas medalhados, tendo um papel essencial no desenvolvimento e organização das principais competições nacionais e internacionais, com trabalho a nível de arbitragem, coordenação de eventos, formação,…

Sempre que possível participamos em eventos Locais, Nacionais e Internacionais, em Demonstrações e Formações de Jogo do Pau Português e Bastão de Combate.

Vamos continuar neste caminho enquanto tivermos pernas e o teu apoio.


Sócios fundadores da Associação de Cascais

Esta associação nasceu por mão de um grupo dedicado de praticantes de Esgrima Lusitana – jogo do Pau Português que se uniu no sentido de praticar, divulgar e desenvolver esta arte marcial tradicional portuguesa, tomando como principio que só através da organização e trabalho em cooperação se poderá implantar esta arte marcial no panorama desportivo, cultural e histórico de Portugal.

  • Ricardo Moura (Presidente da Direcção e Membro do Concelho Superior)
  • António Garcia
  • Jéssica Gomes
  • Humberto Osório (Presidente da Assembleia e Membro do Concelho Superior)
  • Pedro Brito
  • Frederico Martins
  • Paulo Lopes (Presidente do Concelho Fiscal)
  • Élio Lopes
  • José Canas Flores
  • Vasco Moleiro

Sócios de Mérito

  • Mestre Nuno Russo – Atribuído a 30/09/2017
  • Mestre José Saramago – Atribuída a 07/10/2018