História da técnica do Jogo do Pau em Cascais

sarau real gymnasio club portuguez 1903 - O Tiro Certeiro nº 255

De onde vem o Jogo do Pau em Cascais?

Onde aprenderam os seus professores, quem foram os mestres que passaram os seus conhecimentos até ao Jogo do Pau que hoje praticamos em Cascais.

Estas são algumas das perguntas que vamos tentar responder neste artigo.

Antes de irmos um pouco mais além e vasculhar os por alguns séculos de aprendizagem, vamos começar por cascais, pelo nascer da associação de Cascais e o trabalho feito em prol do Jogo do Pau.

Além do trabalho e dedicação de todos os professores, alunos e amigos o grupo de. Cascais começou a treinar regularmente em Cascais através da orientação do “Professor” Ricardo Moura em 2013. Concretizando-se na formação de uma associação em Junho de 2017.

Em 2020 (hoje) a associação conta com vários alunos e vários locais de treino, e e se onde ontem ensinava o “Professor” Ricardo Moura, hoje além deste os treinos são orientados também pelos seus alunos António Garcia e Luís Costa.

Existem já outros em Cascais com saber e graduação para poder ensinar, e talvez em breve seja necessário ampliar ou rever este artigo.

Então o que vem atrás, e o que sustenta a história do nosso Jogo do Pau. Onde aprendeu o “Professor” Ricardo Moura?

O Jogo do Pau em Cascais

Estrutura de Aprendizagem da Associação de Jogo do Pau Português

A resposta é simples. Ricardo Moura começou a sua aprendizagem de jogo do pau já em idade adulta no Ginásio Clube Português, sob a orientação do Mestre Nuno Russo e do Mestre Nuno Mota. Continuou a treinar com o seu mestre até lhe ser atribuída a cinta negra altura em que já orientava os treinos dos praticantes iniciantes e intermédios, em apoio ao trabalho do Mestre Nuno Russo e da Escola Esgrima Lusitana.

Em 2020 já depois de ter fundado a associação de Cascais foi convidado pelo Mestre Nuno Russo a seguir o seu caminho independente da escola da Esgrima Lusitana. Convite que veio a aceitar após submeter para discussão e votação em assembleia geral da Associação de Jogo do Pau de Cascais (que já contava com 2 anos de existência).

E antes disso? bem… o melhor é apresentar um gráfico, porque as ligações tornam-se mais complexas.

A Escola de Lisboa

Esta cronologia que apresentamos baseia-se no trabalho do Mestre António Nunes Caçador publicado no seu livro “Jogo do Pau – Esgrima Nacional”.

A única alteração que introduzimos foi a presença do Mestre Nuno Russo, com destaque para a ligação ao Mestre Pedro Ferreira porque apesar de ter estudado o Jogo do Pau com vários mestres, sempre considerou o Mestre Pedro Ferreira como o “seu” Mestre.

As ligações ao Mestre Nuno Russo, são baseadas em memória de conversas com o Mestre ao longo do anos de treinos e convivência. Não era minha intenção dar mais a importância a uns em detrimento de outros, estou certo que existem mestres que não estão aqui indicados, principalmente dos grupos do Norte.

Talvez seja possível fazer uma pesquisa mais desenvolvida sobre o tema no futuro pela mão do próprio Mestre Nuno Russo.

Ricardo Moura

O Jogo do Pau de Cascais é uma associação Jovem, mas em conjunto com os seus dirigentes, professores, alunos e amigos, assume a responsabilidade de continuar a desenvolver e divulgar o Jogo do Pau Português, bem como a sua historia e a dos Mestres que nos antecederam.

Porque as linhas e as fotos que representámos nos gráficos que estão em cima, não são apenas linhas e fotos, é a nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.