Desenvolvimento da coordenação motora através do treino de Jogo do Pau
A coordenação, é a capacidade de comunicação entre ao cérebro e os músculos, o processo de fazer chegar as orientações dadas pelo cérebro, passado através do sistema nervoso até aos músculos com qualidade e velocidade, permitindo e orientando o movimento. É uma tarefa natural do corpo humano que felizmente podemos recuperar e melhorar ainda durante a nossa vida adulta. Pode ser trabalhada, podemos aprender novos movimentos ou aperfeiçoar os que já conhecemos, através da introdução ou manutenção de actividade física regular.
Possivelmente conhece alguém que passa a vida a derrubar tudo o que lhe aparece pela frente, e apesar de existirem casos mais graves de doença ou distúrbio, esta descoordenação pode ser uma simples falta de habilidade corporal que normalmente já vem de cedo, ou é uma situação temporária, como no caso de crianças e jovens que nem sempre têm tempo e capacidade para se adaptar ás suas nossas novas dimensões em alturas de crescimento rápido.
Na prática do jogo do pau, a nossa movimentação é constante para manter a distancia e o controlo do nosso corpo e movimento, é portanto um exercício de desenvolvimento de coordenação e uma aprendizagem constantes.
Por exemplo, quando o ataque do adversário é identificado pelos nossos olhos, todo o corpo se move no sentido de nos colocarmos no local certo para o defender, as pernas acompanham o nosso movimento de deslocação, o tronco roda para colocar os braços, as mãos e a nossa vara na posição de defesa,.. quando temos de controlar o nosso posicionamento relativamente a 1, 2, 3,.. adversários, as nossas rotações, e movimentações são essenciais, e são treinadas até que sejam perfeitas, aperfeiçoando, melhorando e corrigindo as características inatas de coordenação.
Esse trabalho de intuito marcial é sem duvida um passo positivo no aumento e recuperação de coordenação motora, e indivíduos de todas as idades.
Mais vantagens da prática de Jogo do Pau
Deixo-vos aqui alguns links com mais informação sobre o tema.
Comentários recentes