Atenção, Concentração e Foco no Jogo do Pau
Atenção, foco e concentração são conceitos distintos mas com o mesmo objectivo ou necessidade.
A atenção é um estado de percepção que pode ser selectivo ou focado, recebendo as informações do ambiente/ envolvente de forma passiva. A concentração é a atenção focada ao desenvolvimento de uma actividade especifica, tal como um projecto de trabalho, condução, combate, competição, etc. O foco destinado para um objectivo mais amplo, o que se planeia fazer, onde se quer chegar, uma meta ou objectivo que se pretende atingir.
No mundo que temos e em especial no que toca a crianças e jovens, mas também nos adultos, as solicitações externas que podem influenciar negativamente o desenvolvimento destas aptidões são inúmeras e estão disponíveis/ impostas a todo o momento. No telemóvel temos as redes sociais, os emails, o contacto directo e pessoal à distancia, na vida familiar e profissional tarefas multiplicam-se e muitas vezes temos de as executar em simultâneo. A informação é nos bombardeada, chega-nos por todos os meios.
O saber definir prioridades, tarefas, objectivos intermédios focados num objectivo maior, saber usar a memória, são atitudes e processos de aprendizagem muitas vezes atribuídas ao treino das artes marciais e a prática do Jogo do Pau não é excepção neste caso.
É comum para a grande maioria dos praticante adultos da nossa arte marcial, descrever os treinos como uma “limpeza da mente” ao fim do um dia de trabalho, um momento de intervalo dos problema do dia a dia, através do foco numa actividade de aprendizagem e desenvolvimento. O que acontece é que estes 3 pilares, a atenção, concentração e foco são direccionados para o desafio do momento para o treino de Jogo do Pau seja na aprendizagem e desenvolvimento do movimento que estão a executar na altura, ou no trabalho e progressão técnica a longo prazo, e os restantes problemas são postos de lado durante o período de treino.
Na brincadeira, costumava dizer que no treino ou limpas a mente e te concentras na defesa do ataque que estás a sofrer, ou não defendes e a paulada que levas limpa-a por ti…
No nosso treino, temos um programa técnico a seguir, uma progressão estruturada e vários objectivos que temos de atingir para podermos progredir, uma escada de conhecimento e desenvolvimento. Cada atleta é responsável pelo seu crescimento e desenvolvimento, os seus objectivos têm de ser claros, e o processo para lá chegar também.
Claro que esse trabalho não é feito a solo, a cooperação e o trabalho em equipa são essenciais, os objectivos do grupo devem incluir os objectivos do individuo, para que o desenvolvimento do individuo possa beneficiar do desenvolvimento do grupo e vice versa.
Comentários recentes