Jogo do Pau a Arte Marcial Portuguesa
O “Jogo do Pau Português” é uma arte marcial de origem Portuguesa que consiste na técnica de manejo de uma vara ou bastão com o intuito de defesa pessoal.
É também uma herança cultural e histórica nacional, que apesar de ter origem ou autor desconhecido, sobreviveu e é preservada até aos dias de hoje, na tradição popular.
Como se trata de uma técnica usada pelo povo desde os tempos mais remotos, não existem manuais técnicos anteriores ao sec. XIX, no entanto reconhece-se na técnica alguns paralelismos com as técnicas e tácticas de combate medievais, em especial com as armas mais pesadas como a espada de mão e meia ou o Montante.
É impossível afirmar se o povo copiou esta técnica dos nobres, ou se foi ao contrário, mas pelas cronicas e técnicas que conhecemos hoje podemos assumir com alguma confiança que estas técnicas coexistiram em tempo e espaço.
Mais recentemente, nos finais do século XIX e princípios do século XX, eram ainda frequentes por todo o país, os combates de pau nas feiras e romarias que por vezes envolviam aldeias inteiras. Em Lisboa, desenvolveu-se nos princípios do século XX um estilo próprio de características desportivas começando a ser praticado em clubes como o Real Ginásio Clube, mais tarde Ginásio Clube Português, o Lisboa Ginásio Clube e o Ateneu Comercial de Lisboa.
Actualmente, esta esgrima portuguesa para além da sua característica marcial e de defesa pessoal (na sua forma mais pratica – o bastão), apresenta-se também sob a forma de desporto de competição, no qual se utiliza material sintético de modo a preservar a integridade física dos praticantes, tornando-se assim bastante atractivo sobretudo para as camadas jovens.
O grupo de Jogo do Pau de Cascais tem por missão desenvolver o estudo, a prática, a divulgação e a dignificação do Jogo do Pau como arte tradicional portuguesa, bem como preservar uma herança cultural nacional, cujo valor é internacionalmente reconhecido.
Comentários recentes