O Equipamento
A palavra “equipamento“, significa um Conjunto formado pelo vestuário e eventuais outros objectos essenciais para a prática de um desporto. Mas a sua importância vai muito além do seu significado literal. O uso de um equipamento igual tem vários níveis de importância na criação do espírito de equipa.
Ajuda a criar unidade entre os membros da equipa, aumenta a confiança dos atletas, a motivação para melhorar as suas prestações, o entusiasmo e desejo de atingir o sucesso.
Cria uma identidade única para uma equipa, destacando o grupo das restantes equipas, quando se apresentam em conjunto.
Promove a sensação de pertencer a algo maior. Cada membro de uma equipa é importante, é individual mas também é parte do trabalho de grupo.
Transmite um equilíbrio e igualdade entre membros.
No Jogo do Pau, ao longo da história a maior parte das escolas têm escolhido os seus uniformes por tradição ou costume. Sendo que nem todas dão importância ao uso de um equipamento..
A título de exemplo (peço já desculpa de tiver alguma informação incorrecta), a escola de Abadim, Bucos e Fafe são conhecidos por usar a tradicional calça preta e camisa branca, com cinta vermelha (Bucos penso que agora usa cinta preta)
As escola antigas da Margem sul do Tejo (Lagameças, Pinhal Novo, Valdera e Brejos Faria) usavam equipamento todo branco, bem como a escola de Lisboa, Ginásio Clube Português e Ateneu.
O preto na Escola de Jogo do Pau Cascais
A nossa escola, optou por ter todo o equipamento oficial preto, mantivemos esta escolha desde 2019 altura em que registamos as a marca da nossa escola em contra corrente com as escolas em actividade. Mas esta opção não foi arbitrária, ou puramente estética.
O negro é uma cor neutra, associada à elegância e força. Nos sistemas de coordenadas de cor é normalmente representada pelo 0, 0, 0 (RGB) ou 0º, 0%, 0% (no HSB). Para nós o preto retira o foco do atleta e pretende salientar a beleza e elegância do movimento e da técnica do Jogo do Pau.
De preto somos uma equipa, uma unidade que se forma em torno de uma objectivo maior, em torno de uma história, de uma cultura e de uma técnica. Com vista a uma abordagem diferente ena procura da excelência.
Além da simbologia da cor, marcamos também esta quebra na tradição optando por uma abordagem à modalidade sem doutrinas dogmáticas. A técnica de aprendizagem, será sempre sistematizada, estudada e testada. A procura incessante pela técnica óptima, pela eficácia, e pelo melhor processo de aprendizagem e treino, tem de fazer parte da mentalidade de todos os nossos companheiros.
Tal como no pigmento preto absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar, também o atleta da nossa escola deve absorver todo o conhecimento a que tiver acesso.
Absorver mas com pensamento crítico, com disposição e humildade que lhe permita absorver o que é válido e acrescenta e afastar o que não tem valor.
Além desta cor cheia de significado, incorporamos outros elementos, marcas que nos marcam, que reconhecemos como importantes e que usamos com orgulho.
A T-shirt da nossa escola
No peito temos a marca registada do nosso clube.
Nasceu como “jogo do Pau Cascais”, mas a ideia é que seja substituido pela marca da cada um dos clubes, (hoje, contamos com Jogo do Pau Marinha Grande e Monção)
No braço esquerdo, temos o símbolo de Portugal, a origem da nossa arte marcial.
Nas costas o nome da modalidade “Jogo do Pau” com o nome do clube em baixo.
As Calças da nossa escola
As calças também pretas e aptas para a prática de artes marciais, ostentam na perna esquerda o logo do clube com graduação de vara, ou a graduação na técnica de bastão de combate.
Para completar, o atleta deverá usar calçado desportivo de cor preta.
Os praticantes da técnica de varapau, além desta roupa apresentam a sua cinta de graduação em demonstrações e ocasiões formais, podemos dispensar o uso desta cinta no treino corrente de modo a facilitar a vertente desportiva da modalidade.
Comentários recentes