Ricardo Moura
Professor / JOGO DO PAU
Ricardo Moura é Fundador, Presidente e treinador principal da Associação de Jogo do Pau de Cascais / Stafffighters.
Arte Marcial: Jogo do Pau Português
Cinta Preta em Jogo do Pau Português, 5º grau em Bastão de Combate e Defesa Pessoal
Arquitecto por formação e profissão, nasceu e cresceu em Lisboa, Portugal.
Na juventude, dedicou-se a várias modalidades desportivas como Andebol e Voleibol, mas foram as artes marciais e desportos de combate que lhe despertaram maior interesse.
Iniciou-se nas artes marciais como atleta de Judo por volta dos 12 / 14 anos de idade, que viria a praticar durante 14 anos, no Clube C.A.C.O. de Lisboa até atingir o nível de Monitor Nível 1, apoiando o Mestre Miguel Corrula no ensino de turmas mais jovens.
Dedicou os últimos 10 anos à aprendizagem e ensino da arte marcial portuguesa, um caminho que começou no Ginásio Clube Português, sob a direcção do Mestre Nuno Russo até assumir o papel de professor assistente ao Mestre principal com responsabilidade pelas aulas iniciantes e intermédios.
Fundou o Clube de Cascais em 2013 onde começou a dar aulas a um pequeno grupo de atletas, no que se viria a tornar a Associação Jogo do Pau Cascais em 2017 (na época com o nome Esgrima Lusitana Cascais).
Desde 2013, este clube inscreveu-se em todas as Competições Abertas do Jogo do Pau organizadas por clubes e associações da modalidade, conquistando medalhas e títulos em cada uma delas. O professor Ricardo Moura veio a participar do desenvolvimento dos aspectos técnicos e práticos competição / desporto dessa arte marcial, organizando algumas das principais competições nacionais.
Em 2019 foi um membro fundador do Stafffighters Martial Arts Group, a vertente internacional do Jogo do Pau.
Hoje, gere a Associação de Cascais que tem vindo a crescer região de Cascais e Sintra.Sempre com vista à expansão e divulgação da Arte Marcial Portuguesa.